Como funciona a Internet?

Na década de 70, cientistas estudavam maneiras de armazenar informações em lugares tão seguros que poderiam sobreviver a um ataque nuclear. A melhor maneira que acharam foi armazenando essas informações em lugares distintos, e criaram, assim, o que hoje se tornou a rede mundial de computadores.

Com a popularização da Internet e a expansão de suas finalidades, hoje ela é uma poderosa ferramenta de negócios, onde empresas encontram novos consumidores e conseguem manter um relacionamento mais próximo com eles.

Quem controla a Internet?

Há duas respostas pra essa pergunta: ninguém e todo mundo.

A Internet continua sendo um espaço democrático que vem atraindo cada vez mais pessoas e recursos. As empresas de telefonia são responsáveis apenas por garantir a conexão entre dispositivos, e não por controlar as informações acessadas.

Mas, como cada país tem suas leis, alguns podem permitir ou até mesmo exigir que certos conteúdos sejam bloqueados em uma determinada região.

Estou seguro na Internet?

Muitos usuários ainda não confiam 100% nisso aqui, mas isso não impede que cada vez mais empresas invistam no segmento digital.

As tecnologias estão vindo cada vez mais seguras e confiáveis, permitindo uma enorme quantidade de transações financeiras simultaneamente, e os usuários também se educaram para não caírem em golpes.

Entretanto, o destino dos dados compartilhados na rede ainda são incertos, o que deixa muitos usuários desconfiados.

Qual o destino da Internet?

O acesso à informação vem sendo aprimorado e barateado, dando mais oportunidades à criação de ferramentas e soluções digitais para o dia-a-dia.

Hoje já é possível controlar vários dispositivos conectados usando a nuvem, e a tendência que esse número aumente com a Internet das coisas.